Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Romney ganha força em corrida eleitoral

Em New Hampshire, Estado que realiza suas prévias hoje, ex-governador de Massachusetts tem 38,5% de apoio

Gingrich se mostra como "o verdadeiro conservador" para reaver primeiro lugar perdido nas pesquisas

Brian Snyder/Reuters
Republicano Mitt Romney (à dir.) une-se a voluntários para pedir votos por telefone em Manchester, New Hampshire
Republicano Mitt Romney (à dir.) une-se a voluntários para pedir votos por telefone em Manchester, New Hampshire

VERENA FORNETTI
ENVIADA ESPECIAL A MANCHESTER

Os eleitores do Estado americano onde as placas dos veículos trazem a inscrição "viva livremente ou morra" votam hoje no republicano que julgam mais apto para concorrer à eleição presidencial de novembro deste ano.

A defesa do Estado mínimo que tanto empolga New Hampshire é o tom da campanha de todos os candidatos aqui, mas as pesquisas indicam que o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney se consolida como favorito, embora os rivais tenham crescido nos últimos dias.

Romney já ganhou a disputa em Iowa, o primeiro Estado a fazer a prévia, mas teve apenas oito votos de vantagem.

Segundo o site independente "Real Clear Politics", que reúne as pesquisas eleitorais mais confiáveis do país, ele tem 38,5% das intenções em New Hampshire, seguido pelo deputado do Texas Ron Paul, considerado libertário, com 19,8% do total.

O ex-embaixador dos EUA na China Jon Huntsman e o ultraconvervador Rick Santorum, ex-senador da Pensilvânia, dividem o terceiro lugar, com 11,5% da preferência. Ambos têm crescido nas sondagens.

O analista John Zogby, do instituto de pesquisa Zogby Internacional, destaca que New Hampshire é um passo importante na estratégia dos candidatos.

Os que acumulam resultados negativos nos primeiros Estados a realizar "caucus" (assembleia de eleitores) e primárias têm dificuldade para arrecadar dinheiro e continuar a disputa.

INCENTIVO

Resultados positivos impulsionam o círculo virtuoso que os analistas políticos chamam de 3 Ms: "money, media e momentum" (financiamento, atenção da mídia e impulso na campanha).

Nacionalmente, ainda segundo o "Real Clear Politics", o ex-presidente da Câmara Newt Gingrich tem perdido votos. As pesquisas o apontavam como primeiro colocado na preferência nacional até terça da semana passada.

Desde então, Santorum alcançou o segundo lugar e Romney cresceu, o que posicionou Gingrich no terceiro posto. Segundo a última pesquisa CBS, Romney lidera (19%), seguido por Gingrich (15%) e Santorum (14%). Como a margem de erro é de três pontos percentuais, a pesquisa mostra empate.

À Folha, o diretor local de operações da campanha de Gingrich, Sam Pimm, afirmou que sua estratégia é diferenciar o candidato dos demais, mostrando que ele é o "verdadeiro conservador".

"Gingrich é o que representa o legado do [ex-presidente] Ronald Reagan [1981-1989], com defesa de Estado enxuto, menos impostos, defesa nacional forte e valores tradicionais pró-vida e família", disse.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.