Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Obama aceita a renúncia de seu chefe de gabinete na Casa Branca

Colaborador vinha recebendo críticas por atuação no Congresso

LUCIANA COELHO
DE WASHINGTON

Depois de meses de intensa fricção entre a Casa Branca e o Congresso, o presidente Barack Obama anunciou ontem a renúncia de seu segundo chefe de gabinete -o equivalente americano ao ministro da Casa Civil- em três anos de mandato.

William Daley entregou seu pedido ao presidente na semana passada, mas só ontem veio a oficialização. Será sucedido por Jacob Lew, 56, atual diretor de Orçamento da Casa Branca, escolhido por seu bom trânsito com os legisladores.

A melhora das relações com o Congresso é vital para o presidente no ano em que ele disputa a reeleição e em que a economia começa a tomar algum fôlego, mas ainda se vê vulnerável às turbulências na Europa e à desaceleração no resto do mundo.

Daley estava no cargo havia um ano, quando substituiu Rahm Emanuel, que, por sua vez, saiu para disputar uma campanha vitoriosa à prefeitura de Chicago.

Diferentemente de Emanuel, porém, Daley não era considerado parte do círculo íntimo do presidente.

Ex-secretário do Comércio sob Bill Clinton, era pouco querido pela equipe da Casa Branca e vinha recebendo críticas à sua performance, vista como fraca em negociações cruciais como a da elevação do teto da dívida pública americana, que culminou no rebaixamento dos EUA pela agência de avaliação de risco Standard & Poor's.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.