Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pré-candidato nos EUA desiste e passa a apoiar Romney

Segundo pesquisa da CNN, ex-governador republicano de Massachusetts está empatado com Barack Obama

Ex-embaixador Jon Huntsman pede que os republicanos se unam em torno de Romney ao anunciar desistência

LUCIANA COELHO
DE WASHINGTON

O ex-governador de Utah e ex-embaixador dos EUA na China Jon Huntsman tornou-se ontem o primeiro aspirante republicano à Casa Branca a desistir em favor de um rival nesta campanha eleitoral. Huntsman, lanterna nas pesquisas, declarou apoio a Mitt Romney, o líder.

"Creio que agora seja hora de nosso partido se unir em torno do candidato com mais ferramentas para derrotar [o presidente] Barack Obama", disse, ao anunciar sua saída.

"Apesar de nossas diferenças, creio que esse candidato seja Mitt Romney."

O ex-governador de Massachusetts, que consolida seu favoritismo, também festejou ontem a nova pesquisa da rede CNN com o instituto ORC, na qual ele teve 48% das preferências em um eventual embate com Obama, que ficou com 47%.

(Obama ainda empata em 46% em um hipotético confronto com outro republicano, o deputado do Texas Ron Paul, mas abre vantagem sobre os demais.)

O anúncio de Huntsman é o primeiro sinal de que, após meses de pré-campanha pulverizada, a corrida republicana deve se afunilar logo.

Ainda assim, surpreendeu pelo timing: horas antes de um debate na Carolina do Sul, Estado que tem prévias partidárias no sábado e onde Romney, embora lidere as pesquisas, ainda tem dificuldade para consolidar o voto conservador, majoritário ali.

Sua vantagem tem oscilado freneticamente nos últimos dias, e no site agregador Real Clear Politics ele aparecia ontem com 7,7 pontos de margem sobre o ex-presidente da Câmara Newt Gingrich.

Na média dos levantamentos nacionais, porém, a vantagem de Romney vai a 15 pontos, com Gingrich, o ex-senador ultraconservador Rick Santorum e Paul -que atrai a ala jovem e parte do centro com seu discurso antiguerra- disputando o terceiro lugar. O governador do Texas, Rick Perry, é o quinto, e Huntsman era o sexto.

GUINADA À DIREITA

Ex-embaixador de Obama, Huntsman estava mais ao centro do atual espectro do partido republicano -assim como Romney, que tem migrado à direita, de olho nos radicais do Tea Party.

Já a ala conservadora ainda se mostra dividida entre Gingrich e Santorum e, em menor escala, Perry, cuja candidatura desmorona.

O veterano Gingrich tem apelado ao eleitorado à direita e dito que a única forma de derrotar Romney é se unir em torno de um só nome.

Nesse campo, porém, Santorum leva vantagem após ter conquistado no sábado o importante apoio de um grupo de 170 líderes evangélicos e ultraconservadores.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.