Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

EUA

Sarah Palin dá apoio a Gingrich em prévia na Carolina do Sul

DE WASHINGTON - O ex-governador Mitt Romney lidera as pesquisas, o ex-senador Rick Santorum conquistou a liderança evangélica, mas o ex-presidente da Câmara Newt Gingrich terá um trunfo para a prévia eleitoral deste sábado, na Carolina do Sul: Sarah Palin.

A musa do ultraconservador Tea Party e ex-candidata a vice-presidente dos EUA (2008) declarou ontem que votaria em Gingrich no terceiro Estado a dar seu parecer sobre quem o concorrente à Casa Branca pelo Partido Republicano.

"Se eu votasse na Carolina do Sul, votaria em Newt para que as prévias continuassem e prosseguisse o escrutínio dos candidatos", disse à Fox News, na qual é comentarista.

O endosso de Palin é um dos mais cobiçados no partido por seu poder de aglutinar o voto ultraconservador. Ela desviou, porém, da cobrança do âncora para declarar apoio na campanha como um todo, dizendo que "cada prévia é diferente".

Romney venceu as duas primeiras rodadas, em Iowa e New Hampshire. Isso fez dele o favorito nas etapas seguintes.

O calendário de prévias vai até junho. Matematicamente é impossível um aspirante garantir todos os votos necessários na convenção republicana para se tornar candidato antes de março. A impressão de que Romney é imbatível, porém, pode fazer secar doações para as demais campanhas.

(LUCIANA COELHO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.