Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Irã

Deputados revelam teor de carta de Obama ao aiatolá Ali Khamenei

DE TEERÃ - Deputados iranianos conservadores revelaram ontem o teor de uma carta enviada dias atrás pelos EUA ao líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, em meio a tensões que vêm aumentando temores de uma guerra entre os dois países inimigos.

Segundo os parlamentares, o presidente Barack Obama mescla ameaças de ataque e acenos apaziguadores ao Irã, que promete fechar o estreito de Hormuz, por onde é escoado um sexto do petróleo produzido no mundo, caso seja submetido a mais sanções.

O deputado Ali Motahari diz que Obama primeiro alega que o uso das vias marítimas internacionais é um direito e um benefício de todos os países.

Qualquer tentativa de interferência seria vista pelos EUA como cruzar uma "linha vermelha" e levaria a um ataque, segundo Motahari.

Outro deputado, Hossein Ebrahimi, relata que Obama muda de tom em seguida.

"Obama diz que os EUA não tomarão nenhuma ação hostil contra a República Islâmica do Irã", afirma Ebrahimi, vice-presidente da Comissão de Segurança Nacional e Política Externa do Parlamento.

Ainda segundo Ebrahimi, Obama pede ao líder supremo que EUA e Irã reiniciem diálogo bilateral. Os dois países estão rompidos desde a Revolução Islâmica de 1979 e, desde então, o Irã foi submetido a várias rodadas de sanções econômicas por parte de EUA, ONU e Europa.

(SAMY ADGHIRNI)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.