Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Jovem que jantou com capitão deve depor

A moldávia Domnica Cemortan, que não aparece na lista de passageiros, esteve com comandante antes do acidente

Foram identificados 8 dos 11 mortos no naufrágio do Costa Concordia, há uma semana, na Itália

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Uma loira de 25 anos que estava a bordo no Costa Concordia a convite é a nova peça do quebra-cabeças que esclarecerá o que, de fato, levou ao naufrágio do navio há uma semana.

A moldávia Domnica Cemortan, que não estava na lista de passageiros ou tripulantes, foi vista jantando com o capitão Francesco Schettino na noite do acidente. Segundo uma testemunha, ela teria subido até a cabine do comandante depois do jantar.

A jovem, que disse também trabalhar para a empresa Costa Cruzeiros -mas estava de folga nessa ocasião-, agora deve ser ouvida no julgamento do capitão, acusado de homicídio culposo, de fazer naufragar e abandonar o navio.

À uma rede de TV moldávia, ela defendeu Schettino. "Ele fez um ótimo trabalho extraordinário, salvou mais de 3.000 pessoas", afirmou.

Domnica, que disse ter estado com o comandante também depois que o navio bateu em uma rocha, assegurou que Schettino permaneceu no deque da embarcação de luxo até às 23h50 (hora local). O acidente ocorreu às 21h45.

Uma nova gravação divulgada na imprensa italiana também deve trazer novos elementos à investigação. Nela, tripulantes dizem a funcionários do porto que o navio sofreu apenas um apagão -quando já havia colidido com uma rocha pelo menos meia hora antes. Os funcionários do porto ainda perguntam se o navio precisa de ajuda e não obtêm resposta.

Ontem, 8 dos 11 mortos foram identificados e tiveram os nomes divulgados.

Entre as vítimas, estão quatro franceses, um peruano, um espanhol, um húngaro e um italiano. Ainda há 21 desaparecidos.

A companhia Costa Cruzeiros, proprietária do navio, anunciou que já iniciou contatos com os passageiros para oferecer indenização -em valor ainda não divulgado.

A empresa disse ainda que se apresentará como vítima no julgamento contra Schettino.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.