Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Capitão teria informado dona do navio do acidente

Companhia diz desconhecer prática de aproximar os navios do litoral

As buscas, que tinham sido interrompidas na manhã de ontem, foram parcialmente retomadas à tarde

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O advogado do capitão Francesco Schettino, do Costa Concordia, disse ao canal italiano RAI que seu cliente avisou a Costa Cruzeiros sobre o acidente imediatamente após o impacto, mas não deu detalhes da conversa.

A Costa Cruzeiros, que também é investigada, não confirmou a informação.

O presidente da empresa, Píer Luigi Foschi, disse em entrevista ao jornal italiano "Corriere della Sera" que sua companhia desconhecia as práticas arriscadas que envolviam aproximar os navios do litoral para que turistas tivessem um vista melhor, de acordo com entrevista publicada no "Corriere della Sera".

Ele admitiu que houve uma "demora gravíssima" entre o aviso de naufrágio e a retirada dos passageiros e negou que o problema tenha ocorrido para evitar a obrigação de reembolsar os passageiros.

Segundo o advogado, o capitão, em prisão domiciliar sob acusação de homicídio múltiplo e abandono do navio, estaria "disposto a assumir a responsabilidade", mas alegou que outros fatores, não especificados, podem ter influenciado no acidente.

Conversas telefônicas revelam que Schettino e seus subordinados esconderam da Capitania dos Portos a magnitude do desastre.

A associação de consumidores da Itália e dois escritórios de advocacia dos EUA disseram à BBC que entrariam com ação contra a empresa, em nome dos passageiros. Eles pedem US$ 160 mil (R$ 280 mil) de indenização por passageiro.

Propriedade do grupo americano Carnival, a empresa culpou o capitão pelo acidente, que matou 11 pessoas.

As buscas pelos 21 desaparecidos do naufrágio na ilha de Giglio, na Itália, foram parcialmente retomadas ontem à tarde. Elas haviam sido interrompidas de manhã, devido a preocupações com a instabilidade do navio no mar revolto. As autoridades iriam esperar até hoje de manhã para definir se retomariam operações de mergulho.

Sensores colocados no navio registraram movimentações de 15 milímetros por hora na proa e de 7 milímetros por hora na popa.

Mas não ficou claro se as movimentações eram de acomodação ou se o transatlântico estaria deslizando para longe das rochas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.