Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Série de atentados deixa ao menos 143 mortos na Nigéria

Grupo radical islâmico Boko Haram reivindicou ação em Kano como retaliação à prisão de seus integrantes

Um dia depois de série de atentados, a polícia ainda recolhia corpos das vítimas nas ruas da cidade de Kano

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Uma série de ataques com bombas e armas anteontem deixou ao menos 143 mortos na cidade de Kano, na Nigéria, segundo a agência de notícias Associated Press.

A polícia confirma apenas sete mortos, mas funcionários de hospitais e necrotérios disseram à agência que o número é muito maior e os corpos não param de chegar.

Segundo a polícia, os criminosos atingiram cinco prédios da polícia, dois escritórios de imigração e a sede local da polícia secreta. A imprensa local fala em ao menos 11 policiais mortos.

Logo após as explosões, testemunhas relataram disparos na cidade. O jornalista Enenche Akogwu, da Channels Television, foi morto a tiros quando cobria os ataques.

A Cruz Vermelha relata ao menos 50 feridos.

"Entre minha casa e a delegacia, na mesma rua, contei 16 cadáveres no chão", afirmou o morador Naziru Muhammad.

A ação foi reivindicada pelo grupo radical islâmico Boko Haram, responsável por mais de 500 mortes apenas em 2011. O grupo quer impor a lei islâmica na Nigéria, um país dividido entre o norte muçulmano e o sul cristão.

Seu porta-voz Abul-Qaqa disse que os ataques foram em retaliação ao governo, que se recusou a libertar membros do grupo detidos.

O governo decretou toque de recolher por 24 horas e enviou soldados para patrulhar a cidade. Os moradores, em pânico, se trancaram em casa, enquanto testemunhas relataram novas trocas de tiros em algumas regiões.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.