Índice geral Mundo
Mundo
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ascensão de Gingrich põe foco em debate

Pré-candidatos republicanos voltam a se enfrentar hoje em um palco na Flórida, a próxima etapa das primárias

Performance de ex-presidente da Câmara surpreendeu quem esperava caminho livre para Mitt Romney

LUCIANA COELHO
DE SÃO PAULO

Nem bem o público assimilou a vitória de Newt Gingrich na Carolina do Sul, terceira etapa das prévias do Partido Republicano para escolher seu candidato à Casa Branca, as atenções já se voltam para outro palco: o debate desta noite na Flórida.

O feito do ex-presidente da Câmara em dia de votação recorde no Estado conservador surpreendeu quem esperava caminho livre para o favorito, o ex-governador Mitt Romney, até a convenção do partido, em agosto.

Mas ao embolar o cenário e encher de dúvidas eleitores e dirigentes republicanos, o resultado enfatizou o peso dos confrontos retóricos que se tornaram semanais na TV.

"Se há duas pessoas a quem preciso agradecer, elas são meus treinadores de debate", disse Gingrich a simpatizantes que lotavam o hotel Hilton em Columbia, capital do Estado, no sábado.

Ele também fez um aceno aos rivais e chamou de "corajoso" o ultraconservador Rick Santorum, com quem divide o voto da direita cristã e cujo apoio cobiça.

Eleitores ouvidos pela Folha, radialistas conservadores e analistas locais citaram como crucial para o voto a performance de Gingrich no debate de quinta-feira, quando ele reverteu acusações sobre seu passado conjugal e as usou para criticar a mídia.

"Newt foi muito bem-sucedido em enquadrar a discussão em torno dos debates e da capacidade retórica de enfrentar [o presidente Barack] Obama", disse Oran Smith, cientista político e líder do Conselho de Valores Familiares de Palmetto.

Também ajudou o ex-deputado, um fervoroso católico convertido, o fato de ele se identificar mais com o eleitor evangélico que predomina no Estado do que Romney, um mórmon com passado de moderação política.

Essa base, vital para os republicanos desde 1980, aprecia a imagem de pecador arrependido que o candidato difundiu em uma turnê pelo país em 2008 para lançar seu documentário "Redescobrindo Deus na América".

MARGEM LARGA

A próxima prévia será na Flórida, dia 31, quando estarão em jogo 50 dos 2.286 assentos na convenção que elegerá o candidato.

Por ora, Romney lidera as pesquisas, com 18,5 pontos de margem segundo o site agregador Real Clear Politics. Nas enquetes nacionais, sua vantagem é de 7,5 pontos.

Gingrich venceu a primária na Carolina do Sul com 40% dos votos -uma surpresa diante de pesquisas que mostravam uma competição acirrada entre ele e Romney.

O ex-governador de Massachusetts teve 28%, patamar modesto para um candidato que, embora considerado o mais "elegível" por analistas e dirigentes do partido, enfrenta resistência à direita.

Em seguida, com 17%, veio Santorum, e, com 13%, Ron Paul, o deputado de 76 anos que cativou os jovens com um discurso pró-liberdade individual e antiguerra.

O desistente Herman Cain teve 1%, graças à campanha do comediante Stephen Colbert -que, sem poder ser incluído na cédula, pediu votos sob o nome dele.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.