Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Embaixador vê Egito se aproximar de Teerã

Brasil quer uma maior cooperação com região

CLAUDIA ANTUNES
DO RIO

O Egito pós-transição tenderá a ter uma relação mais próxima com o Irã, após anos de afastamento sob a ditadura de Hosni Mubarak, avalia o novo enviado especial do Brasil ao Oriente Médio, Cesário Melantonio Neto.

O embaixador diz que a hipótese tem sido mencionada por lideranças civis, como os diplomatas Mohamed El Baradei (ex-diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica) e Amr Moussa (ex-presidente da Liga Árabe e pré-candidato à Presidência).

Ela pode ser favorecida pelo Parlamento que toma posse em março, em que os partidos religiosos terão maioria.

"Não podemos prever se essa aproximação será intensa, de grande cooperação, ou apenas melhor do que a que existe hoje", disse Melantonio à Folha.

Se realmente ocorrer, a mudança será importante por matizar a rivalidade entre árabes e persas que marcou a região desde a Revolução Islâmica de 1979.

Na semana em que se completa um ano do início das manifestações que levaram à queda de Mubarak, Melantonio também prevê confrontos entre o novo Legislativo egípcio e os militares, que comandaram o país no último ano, por meio do Conselho Supremo das Forças Armadas.

"Acho que nem islâmicos nem militares sabem qual será sua estratégia. Ainda avaliam se vão promover uma queda de braço ou buscar uma conciliação", disse.

"O que os islâmicos já disseram, e isso cria confronto direto com os militares, é que não podem mais aceitar que o Orçamento das Forças Armadas não seja submetido e aprovado pelo Parlamento", analisa.

Ex-embaixador na Turquia, no Irã e no Egito (seu último posto), Melantonio assumiu como enviado especial em 1º de janeiro e ficará baseado em Brasília.

Segundo ele, o Brasil quer aprofundar a cooperação técnica com os novos governos da região em áreas como segurança alimentar e combate à pobreza.

Leia íntegra da entrevista
folha.com/ no1037900

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.