Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Obama marcará diferenças com os republicanos

DO “NEW YORK TIMES”

O presidente Barack Obama vai usar o Discurso sobre o Estado da União, que ele fará amanhã, para argumentar que é função do governo promover uma sociedade próspera e justa, mostrando um grande contraste entre o seu partido e os republicanos, nesse momento de profunda incerteza econômica.

Em uma prévia do discurso em vídeo enviada por e-mail a mais de 10 milhões de partidários no sábado, no mesmo momento em que na Carolina do Sul os republicanos iam às urnas em mais um passo na escolha de seu adversário, Obama prometeu um "modelo para uma economia construído para durar". Ele defendeu que o governo ajude o setor privado e os indivíduos para garantir "uma América onde todos recebam uma oportunidade justa, todo mundo faça a sua parte e jogue seguindo as mesmas regras".

Obama tem usado essa mensagem há meses para atacar os republicanos, tanto no Congresso, quanto na campanha presidencial.

A mensagem, segundo ele, contrasta com aquilo que considera o ponto de vista republicano de apoio ao livre mercado sem regras.

O presidente americano propõe ainda mudanças nas leis fiscais de modo que os mais ricos passem a pagar mais impostos. Pesquisas mostram que essas mudanças são apoiadas pelos americanos, o que pode render votos a Obama.

Com a maioria desaprovando seus resultados econômicos após três anos de governo, é imperativo para Obama definir as eleições não como um referendo sobre seu mandato, mas como uma escolha entre sua visão e a de seu futuro rival republicano.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.