Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Se asilada, Yoani terá de largar blog, diz Garcia

BERNARDO MELLO FRANCO
ENVIADO ESPECIAL A PORTO ALEGRE

O assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, disse ontem que a cubana Yoani Sánchez não poderá manter seu blog com críticas ao regime cubano caso peça asilo diplomático ao Brasil.

Ele disse acreditar que Yoani não usará o visto brasileiro, que recebeu anteontem, para pedir asilo ou refúgio político.

"Acho difícil para ela manter esta atividade [o blog] como exilada. O exilado político não pode ter atividade política no país que o recebe. Não me parece que ela queira isso."

A permissão para Yoani entrar no país foi concedida às vésperas da primeira viagem oficial de Dilma a Cuba, na terça-feira.

Questionado sobre a possibilidade de Cuba autorizar a saída de Yoani, Garcia se esquivou: "O visto está dado. Isso vocês têm de perguntar ao governo cubano".

Embora a blogueira tenha recebido o visto brasileiro, ela ainda depende de autorização do regime cubano para deixar a ilha.

Segundo Garcia, que acompanha Dilma no Fórum Social Temático em Porto Alegre, a blogueira recebeu o visto porque "preenche todos os requisitos" para vir ao Brasil.

Garcia disse acreditar que o caso não marcará a visita de Dilma à ilha, a convite do dirigente Raúl Castro. Ela também deve se encontrar com Fidel Castro, que transmitiu o cargo ao irmão em 2008, por motivos de saúde.

Em Cuba, Dilma anunciará um crédito de US$ 1 bilhão (R$ 1,75 bilhão) para a modernização do porto de Mariel.

Segundo Garcia, 85% dos recursos serão financiados pelo BNDES, e a maior parte da obra será tocada pela Odebrecht.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.