Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Governador do AM propõe que haitianos vão viver em Brasília

Omar Aziz sugere instalar imigrantes em apartamentos funcionais

KÁTIA BRASIL
DE MANAUS

O governador do Amazonas, Omar Aziz (PSD), sugeriu anteontem que o governo federal abrigue em "apartamentos de deputados federais", em Brasília, os imigrantes haitianos que entraram ilegalmente no país pela fronteira amazônica.

A declaração, que provocou risos dele mesmo, ocorreu durante entrevista a um grupo de jornalistas.

Aziz disse que os haitianos são "muito bem-vindos", mas que o Estado não tem condições de fornecer emprego, moradia e alimentação para os imigrantes "ad eternum".

"Isso não vai acontecer, nem aqui nem em lugar nenhum. Ou, se não, pede para o governo federal (...) levar tudo para Brasília. É, tem muitos apartamentos de deputados federais, bota os caras para morar lá", afirmou.

Paulista, Aziz é filho de um imigrante palestino. A família se mudou para Manaus em 1968. Ele tem sido pressionado por representantes locais da Igreja Católica por supostamente não oferecer ajuda humanitária necessária aos imigrantes que chegam ao Estado.

Desde 2010, mais de 3.000 haitianos entraram no Brasil por Tabatinga, na fronteira do Amazonas com o Peru e com a Colômbia. Ao menos 2.000 já regularizaram a situação e hoje vivem em Manaus. A Igreja, que tem oferecido comida e moradia, anunciou que não tem mais onde abrigar os haitianos.

"[A Igreja] querer que eu pegue as casas que são para o povo amazonense viver [e entregar aos imigrantes], isso não pode. A Igreja Católica que me desculpe", afirmou o governador durante a entrevista.

À Folha o governo do Amazonas disse, por meio de nota, que já ofereceu vagas de emprego, cursos de línguas e doações de colchões, beliches e cestas básicas aos imigrantes haitianos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.