Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Europa quer controlar as finanças dos gregos

Mas país descarta abrir mão de sua soberania

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Uma das propostas para permitir o cancelamento de pelo menos 50% da dívida da Grécia seria que a União Europeia assumisse a tutela orçamentária do país.

Segundo reportagem publicada no jornal "Financial Times", o bloco exerceria um "controle estrito" sobre as contas gregas.

Assim, a União Europeia poderia vetar decisões orçamentárias tomadas pela Grécia que não estivessem alinhadas com as metas estipuladas pelos credores internacionais. A ideia, de acordo com a publicação, teria sido da Alemanha.

Fontes do governo grego afirmaram a agências internacionais que o país "não discute essa possibilidade" e que a responsabilidade orçamentária compete à "soberania nacional".

Entre as metas do plano, estaria também o corte de 150 mil funcionários públicos no prazo de três anos.

Para Grécia, o fechamento desse acordo é fundamental para que o país tenha mais recursos financeiros do bloco e do FMI, necessários para pagar suas contas em dia e evitar um "default" já previsto para março, quando tem vencimentos para arcar.

O objetivo é encerrar as negociações ainda nesta semana. Amanhã, haverá reunião de cúpula da União Europeia, em Bruxelas.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.