Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

A exemplo de blogueira, jovens tentam permissão para viajar

DA ENVIADA A HAVANA

Para Lázaro Leandro, 18, Camilia Gutiérrez, 18, e Helblis Fernández, 19, quem faz crítica política boa em Cuba é a banda de rap havaneira Los Aldeanos, com versos sobre pobreza e falta de liberdade de expressão.

Eles nunca ouviram falar da premiada blogueira opositora do governo Yoani Sánchez -dois deles jamais acessaram internet-, mas concordam com ela: é uma luta, quase sempre inglória, tentar deixar a ilha.

Yoani recebeu da Embaixada brasileira em Havana visto de turista para visitar o país para participar do lançamento de um filme. Ela também fez apelos diretos à presidente Dilma Rousseff, que chega hoje a Cuba em sua primeira visita oficial.

Falta a ela, porém, a resposta do governo cubano, que tem de autorizar a saída de cada cidadão e conceder o chamado "cartão branco".

A blogueira tem parte dos requisitos para conseguir a permissão, a carta-convite do diretor do filme e o visto brasileiro. Mas o critério quase sempre é político ou a avaliação de que é baixa a possibilidade que a visita se transforme em emigração.

Lázaro Leandro conta que sua irmã emigrou ilegalmente para os EUA e agora quer que ele vá. Os dois estão tentando obter o "cartão branco", sem muita esperança.

"Estou preso neste pedaço de ilha. É sempre uma desculpa nova, não me dão autorização", diz. "Eles teriam de acreditar que eu tenho um bom motivo para voltar."

Em julho, o ditador Raúl Castro prometeu estudar mudanças na lei migratória. Em dezembro, porém, disse que ainda não é o momento para alterações.

Dada a demanda reprimida, a abertura migratória total na ilha não seria bem vista nem pelos vizinhos, especialmente pelos EUA. Pela lei americana em vigor, Washington premia com visto quem consegue chegar ilegalmente à terra firme no país.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.