Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Presidente viajou a Cuba em 1981 para congresso

CAROLINA MONTENEGRO
DE SÃO PAULO

Há 31 anos, Dilma Rousseff esteve em Cuba. Viajou para participar do Congresso de Economistas do Terceiro Mundo, em abril de 1981. O convite partiu da cientista política Vânia Bambirra, então colega de partido no PDT.

"Durante a chamada década perdida, o Fidel [Castro] organizou reuniões para discutir a dívida dos países latino-americanos", disse Bambirra à Folha, por telefone.

"Em uma das vezes em que estive em Cuba, me pediram para levar o maior número possível de intelectuais e eu convidei a Dilma. Ela era do PDT e minha amiga na época", explicou.

Dilma teria pagado a própria passagem. "Não era nenhuma fortuna, e ela queria muito conhecer Cuba. Foi a primeira vez que esteve no país", contou Bambirra.

A viagem não era das mais simples. Na época, partia-se do Brasil para Cuba via Venezuela ou México. O regime militar (1964-1985) suspendera relações com a ilha. Em vez de carimbar passaportes, o governo cubano emitia vistos em papéis avulsos.

As duas ficaram hospedadas juntas, no tradicional Habana Riviera. Situado no centro da capital cubana, por lá também já passaram ilustres diversos, de Alain Delon e Gabriel García Márquez a Danny Glover e Leonardo DiCaprio.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.