Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Romney vence na Flórida, e cresce mobilização de rivais

Republicanos cruzam país para tentar barrar ex-governador de Massachusetts, que obteve 46% dos votos e já soma 66 delegados

LUCIANA COELHO
ENVIADA ESPECIAL A MIAMI

A vitória de Mitt Romney na primária da Flórida anteontem lançou os quatro aspirantes republicanos à Casa Branca em uma corrida maluca por votos país afora, com seis prévias no mês em Estados sem afinidade, mas pesos similares na convenção que elegerá o candidato do partido, em agosto.

A agenda dos concorrentes ilustra duas coisas: como em fevereiro a campanha será menos uniforme e como Newt Gingrich, Rick Santorum e Ron Paul ainda estão empenhados na disputa.

Após conquistar um Estado-chave e somar duas vitórias, o ex-governador de Massachusetts acordou em Tampa, onde festejara na véspera com um discurso contra o presidente Barack Obama como se já fosse seu rival oficial; seguiu para Minnesota; e, antes de a noite cair, falava em Las Vegas, Nevada.

O Estado, cujo "caucus" (assembleia de eleitores com voto após um debate) será sábado, também atraiu Gingrich. O ex-presidente da Câmara, que deixara a Flórida na véspera sem parabenizar o vencedor e fazendo promessas para seu primeiro dia de governo, seguiu para Reno.

Enquanto isso, o deputado Ron Paul -em quarto nas pesquisas, mas com apoio do eleitorado jovem- havia voado do Maine, que também vota sábado, para discursar em Las Vegas. E o ex-senador ultraconservador Rick Santorum se desdobrava em quatro eventos no Colorado, que também vota terça, após passar na véspera por Minnesota -resposta a quem apostou em sua saída após a Flórida.

Os maiores prêmios, porém, virão dia 28, nas primárias em Michigan e Arizona.

Embora sem metade da representatividade na convenção partidária por terem antecipado suas prévias, os Estados estão entre os mais influentes e podem nortear a "superterça", em 6 de março, dia que concentra 11 prévias.

CHANCES

Romney venceu anteontem com 46% dos votos e soma 66 delegados, dos 1.144 necessários para vencer. Gingrich ficou com 32%, mantendo-se com 25 delegados. Com respectivamente 8 e 10 "delegados", Santorum recebeu 13% dos votos e Ron Paul, 7%.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.