Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

'Vendi meu carro e hipotequei minha casa'

DE BUENOS AIRES

"Aos 58 anos, estou tendo que reaprender a ganhar o pão de cada dia. A Folha tem correspondente em Miami? Eu me ofereço para o posto."

De forma bem-humorada, o ex-editor de opinião do jornal "El Universo" Emilio Palacio descreve seus dias nos EUA desde que fugiu do Equador por conta do processo movido contra ele pelo presidente Rafael Correa.

Diz que usa caminhos diferentes todos os dias e está sempre controlando onde os filhos e a mulher estão.

"Vendi meu carro e hipotequei minha casa em Guayaquil, estou vivendo da minha poupança. Enquanto isso, Correa, além de massacrar a imprensa, está ficando rico", disse, em entrevista por telefone, de Miami.

Palacio também está se defendendo de outro processo em seu país, de uma TV estatal que classificou de fascista. Até agosto de 2010, assinava uma coluna de opinião no "El Universo", além de escrever os editoriais do diário.

O jornalista diz que considera Correa mais nocivo do que o venezuelano Hugo Chávez, que também expropria e condena jornalistas.

"Chávez persegue por razões políticas. Correa tem algo pessoal que eu gostaria de investigar mais. Já encontrei declarações dele quando estudante, atacando meios de comunicação."

Para Palacio, não é só no Equador que a imprensa está em perigo.

"Há um processo em toda a América Latina. Sou pessimista. Há muitos presidentes com muito poder e popularidade e isso significa mais cerco aos jornalistas. E isso não é exclusivo aos governos de esquerda. Na Colômbia também está acontecendo. E, mesmo no Brasil, sabemos que a atual presidente e seu antecessor não gostam muito da mídia."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.