Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Murdoch tira filho de comando dos jornais

James, 39, renunciou ao cargo de presidente da News International

Ele vai se concentrar nos negócios de TV e se descolar dos escândalos que atingem o diário britânico "The Sun"

DE LONDRES

Três dias depois do lançamento da edição dominical do tabloide "The Sun", James Murdoch, 39, filho de Rupert Murdoch, renunciou ao cargo de presidente da News International, braço britânico da News Corporation.

De acordo com o conglomerado de mídia, James Murdoch passará agora a se concentrar na área de "televisão global", respondendo pelos 39% da BSkyB, a maior operadora de TV por assinatura no Reino Unido, e pelos canais Sky, na Europa, e Star, na Ásia.

Com sua mudança para Nova York, cresce a probabilidade de que se envolva também nas operações dos canais Fox nos Estados Unidos.

O filho de Murdoch, que assumiu a função em 2007, tem sido bastante associado aos escândalos de escutas ilegais em jornais da News International. A imprensa local questiona o quanto ele sabia sobre essa prática.

Embora os grampos sejam anteriores à sua gestão, James Murdoch liderava o grupo durante o período em que diziam que o escândalo era restrito a alguns profissionais. Só depois passou a admitir que a prática era conhecida pela chefia dos veículos.

O popular tabloide "News of the World", criado em 1843, teve de ser fechado em julho de 2011 por conta da reação do público e dos anunciantes ao escândalo.

No tabloide diário "The Sun", começaram a ser investigados episódios de jornalistas que pagavam a funcionários públicos em troca de informações privilegiadas, o que resultou em prisões de dez profissionais do grupo.

O executivo Chase Carey assume as funções de James Murdoch. No Reino Unido, o grupo de Rupert Murdoch também é dono dos jornais "The Times", "Sunday Times" e dos canais Sky.

(RODRIGO RUSSO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.