Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Cineasta americana é alvo de protestos ao filmar na Índia

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Vencedora do Oscar por "Guerra ao Terror", a cineasta americana Kathryn Bigelow foi alvo de protestos na Índia anteontem.

Ativistas do grupo radical Vishva Hindu Parishad (VHP) protestaram contra a gravação do novo filme da diretora, "Zero Dark Thirty", na cidade de Chandigarh, no norte do país.

O local, no filme, representaria o Paquistão, antigo rival indiano. Os dois países já travaram três guerras.

O filme fala sobre a caçada norte-americana a Osama bin Laden em terras paquistanesas. A área de filmagem fica a 600 km de Abbottabad (Paquistão), onde o líder da

Al Qaeda foi morto, em 2011.

Segundo membros da equipe de filmagem, Bigelow escolheu a Índia por razões de segurança. A cineasta não teria obtido autorização para gravar no Paquistão.

As primeiras gravações foram feitas em um restaurante e em algumas lojas, que foram decorados com letreiros em urdu, língua oficial do Paquistão. Veículos também foram pintados à moda paquistanesa.

A morte de Bin Laden, em operação de um grupo de elite dos Estados Unidos, contribuiu para deteriorar a relação bilateral entre americanos e paquistaneses.

"Zero Dark Thirty", ainda sem título em português, deve ser lançado no fim do ano.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.