Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

No sul dos EUA, republicanos tentam atrair o voto dos negros

VERENA FORNETTI
ENVIADA ESPECIAL A ATLANTA (GEÓRGIA)

Representantes da comunidade negra tentam atrair o voto dos afro-americanos para os republicanos. Estados com grande população negra, como Geórgia e Alabama, votam a partir de hoje.

A Associação Nacional dos Republicanos Negros, entidade controversa e ultraconservadora da Flórida, faz campanha contra Barack Obama e sustenta que o Partido Democrata é a sigla da segregação e do socialismo.

Ontem a campanha de Newt Gingrich, que representou a Geórgia no Congresso por duas décadas, anunciou o apoio de mais de uma dúzia de líderes religiosos. Um deles é J.C. Watts, congressista negro de Oklahoma, Estado sulista que vota hoje.

"Uma das questões que o Partido Republicano terá de enfrentar é por que pessoas que são conservadoras não votam assim", disse Watts ao site "Business Insider".

Os democratas ficaram mais fortes entre afro-americanos após Obama se eleger. De 2008 a 2011, o percentual de negros no partido foi de 16% para 19%, diz o Gallup.

"Obama é meu homem", disse um camelô que não quis revelar o nome, como as 13 outras pessoas que conversaram com a Folha ontem em Atlanta. Todos eram negros, grupo que representa metade da população da cidade.

Só três pessoas apoiavam os republicanos, e uma disse preferir Gingrich. "É daqui e fez um bom trabalho", avalia um cozinheiro de 40 anos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.