Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleitorado volátil soma incerteza a disputa no 'cobiçado' Ohio

DA ENVIADA ESPECIAL A COLUMBUS

Se Ohio de fato for uma amostra dos EUA como dizem seus habitantes e analistas, é bom o Partido Republicano se preocupar. No Estado que se vangloria de selar eleições presidenciais, reinava o desânimo e incerteza.

Mitt Romney e Rick Santorum brigam voto a voto aqui, o primeiro para selar o favoritismo e o segundo para provar que não morre na praia e é, portanto, viável.

"Muita gente ainda não se decidiu", disse à Folha Herbert Weisberg, da Universidade Estadual de Ohio, a menos de 24 horas da votação. "O eleitorado não estava prestando atenção aos candidatos, e está muito volátil."

Pesquisas avalizam: em uma semana, a margem de Santorum, de nove pontos, sumiu. Apesar do empate, Romney leva vantagem.

"Com tantos indecisos e o Romney subindo nesta última semana, a tendência é a maioria optar por ele", disse.

Além disso, afirmou, Santorum exagerou no discurso moral e alienou quem se preocupa com a economia.

Ohio reflete o país em demografia e economia, e, por isso, é o mais cobiçado Estado-pêndulo (sem preferência partidária clara). Segundo o anedotário político, nenhum republicano chega à Casa Branca sem vencer aqui.

Mas o desânimo, como constatado pela Folha, predominava em Columbus e Cincinnati nos últimos dias. Mais fácil era ver adesivos de Barack Obama do que material eleitoral da oposição.

(LC)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.