Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Votação por antecipação ganha espaço

DA ENVIADA A COLUMBUS

A votação antecipada que ganha espaço no sistema eleitoral americano e a campanha negativa dos candidatos republicanos tiraram um pouco a graça da "superterça" -dia que concentra o maior número de prévias partidárias nos EUA, dez neste ano.

Ainda assim, eleitores do Partido Republicano e independentes foram às urnas ontem escolher o rival de Barack Obama em novembro.

O processo não havia acabado até o fechamento desta edição, com Estados em vários fusos votando.

Um ponto de atenção era o índice de comparecimento. Ele costuma ser mais baixo em prévias partidárias. Mas mesários ouvidos pela Folha na região de Columbus, Ohio, relataram um movimento pior do que em 2008.

Na escola secundária Jones, num bairro afluente de Columbus tido como bastião republicano, a movimentação era baixa, apesar dos mais de 2.000 inscritos.

"Temos cada vez menos gente votando, mas em parte isso é por conta dos votos antecipados [pelo Correio]", disse o chefe da sessão, John Grieshop.

Em outra escola, mas em um bairro operário, só Matt Mongot votava na hora do almoço. Em Barack Obama (os democratas também realizaram prévias, simbólicas).

Greg Shellenbarger, chefe da seção, relatou um movimento "contínuo, mas minguado". "Não quero saber onde os republicanos votam. Sou democrata", afirmou.

Estados mais conservadores (Geórgia, Tennessee, Oklahoma) esperavam comparecimento maior.

A expectativa era que o favorito Mitt Romney vencesse em Massachusetts, na Virginia, em Vermont e possivelmente em Ohio, o Estado mais disputado da "superterça".

(LC)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.