Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Filmes com o foco nas eleições dos EUA tomam debate político no país

"The Road We've Traveled" fala de Obama, enquanto "Game Change" retrata Palin

LUCIANA COELHO
DE WASHINGTON

O cinema tomou o debate político nos EUA, com as estreias de dois filmes que focam as eleições assinados por diretores premiados e com participação do ator Tom Hanks. As estrelas? Barack Obama e Sarah Palin.

O primeiro é, na verdade, uma peça publicitária encomendada pela campanha de Obama para ser veiculada em eventos da sua reeleição.

Dirigido por Davis Guggenheim, o premiado documentarista de "Waiting for Superman", "The Road We've Traveled" ("a estrada pela qual viajamos") mostra as conquistas do governo Obama sob ótica favorável ao democrata.

Se o trailer disponível na internet lhe for fiel, o filme de 17 minutos será composto de cenas de bastidores da Casa Branca (muitas fotografadas, e não filmadas, porém) entremeadas por entrevistas elogiosas de membros do governo e outros aliados do presidente. Tudo com narração de Hanks.

Mas a expectativa maior é por "Game Change" ("Virada do Jogo"), uma produção da HBO que estreia hoje em horário nobre nos EUA e traz Julianne Moore (de "Magnólia") na pele da ex-governadora do Alasca e candidata a vice-presidente pelo Partido Republicano em 2008.

Hanks assina como produtor-executivo, o que já levanta questionamentos sobre a parcialidade da obra.

O filme toma como base o livro homônimo dos jornalistas Mark Halperin (da "Time") e John Heilemann (da "New York"), lançado no Brasil no ano passado.

Mas a obra dos jornalistas narra os dois lados da corrida eleitoral de 2008, enquanto o filme foca só os republicanos e a ascensão de Palin.

"Eles queriam um filme de duas horas e acharam que colocar o livro inteiro em duas horas, todos os personagens, seria demais", disse Halperin em entrevista à Folha quando o livro foi lançado no Brasil, em novembro.

"O diretor, Jay Roach, estava interessado na história da Sarah Palin, e o livro tem bastante material original sobre ela", afirmou, dizendo ter aprovado a versão.

Além de Moore como Palin, o filme traz o veterano Ed Harris ("Os Eleitos") como o senador e então candidato republicano John McCain e Woody Harrelson como o estrategista republicano Steve Schmidt.

Segundo a HBO Brasil, não há data prevista para sua estreia no país.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.