Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ilustrada em cima da hora

Morre quadrinista francês Moebius aos 73

Artista conhecido como 'Rimbaud dos quadrinhos' criou o tenente Blueberry e inspirou 'Guerra nas Estrelas'

Moebius desenhou cenários de 'Alien' e 'Tron', além de assinar clássicos das HQs, como 'A Garagem Hermética'

Franck Fife - 15.jan.2009/Folhapress
Moebius e um de seus personagen
Moebius e um de seus personagen

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Morreu ontem em Paris, aos 73, o quadrinista Jean Giraud, o Moebius. Não foram divulgadas as causas da morte, mas ele estava debilitado havia meses, segundo informam as agências de notícias.

Moebius, referência ao matemático alemão que criou a fita de Moebius, um símbolo do infinito, é considerado um dos maiores quadrinistas franceses de todos os tempos.

Depois de lutar na guerra da Argélia e retornar à França, Moebius ganhou fama nos anos 60 como autor das histórias do tenente Blueberry, publicada no jornal francês "Pilote". Ele ficou conhecido como "Rimbaud das HQs".

Seu caubói Blueberry foi inspirado na imagem do astro da nouvelle vague Jean-Paul Belmondo. Moebius disse que tentou emular a "energia bruta" da figura do ator. Em 2004, o personagem foi levado ao cinema em filme com Vincent Cassel.

Outro personagem importante em sua obra é Arzach, um guerreiro extraterrestre que viaja nas asas de um pássaro mecânico, publicado nos anos 70 na França.

Na mesma década, Moebius criou "A Garagem Hermética". A obra, sobre um mundo paralelo situado num asteroide e protagonizada pelo major Grubert, acabou virando uma referência para obras cinematográficas.

O universo de Moebius inspirou, por exemplo, o cineasta George Lucas na elaboração dos cenários futuristas de "Guerra nas Estrelas".

Nos anos 70, Moebius trabalhou com Ridley Scott nos cenários e figurinos de "Alien". Ele também concebeu elementos cenográficos de "Tron" e colaborou com Luc Besson em "O Quinto Elemento" e James Cameron em "O Segredo do Abismo".

De sua amizade com o artista e escritor chileno Alejandro Jodorowsky, surgiu a série "L'Incal", um dos maiores trabalhos de sua carreira.

Moebius realizou também uma parceria com o norte-americano Stan Lee, cocriador do Homem-Aranha e dos X-Men, numa série do personagem Surfista Prateado, publicada no fim dos anos 80.

Neil Gaiman, autor de "Sandman", disse ontem nas redes sociais que a obra de Moebius o fez entender o potencial dos quadrinhos.

O quadrinista ilustrou ainda a edição original de "O Alquimista", de Paulo Coelho.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.