Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

WikiLeaks

ONU acusa governo dos EUA de dar tratamento cruel a Manning

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - O governo dos Estados Unidos foi acusado formalmente pela ONU de tratamento cruel, desumano e degradante ao soldado Bradley Manning, suspeito de ter entregue os telegramas da diplomacia americana ao WikiLeaks.

Segundo o jornal britânico "Guardian", o relator especial da ONU sobre tortura, Juan Mendez, descobriu que Manning ficou trancado sozinho durante 23 horas por dia num período de 11 meses, em condições que levam a crer que ele teria sofrido tortura.

"A imposição de condições punitivas de detenção a alguém que não foi considerado culpado de qualquer crime é uma violação ao seu direito à integridade física e psicológica, bem como de sua presunção de inocência", disse Mendez no relatório. "Se os efeitos da dor e do sofrimento infligidos a Manning fossem mais severos, poderiam constituir tortura."

O representante da ONU investigou por 14 meses o tratamento dispensado ao soldado de 24 anos desde sua prisão em uma base militar dos EUA, em maio de 2010. Manning enfrenta 22 acusações -incluindo ajuda ao inimigo- relativas ao vazamento de segredos de Estado. Ele deve ser submetido a corte marcial neste ano.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.