Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Chávez retorna à Venezuela depois de cirurgia em Cuba

Chegada a Caracas, após 21 dias em Havana, foi transmitida em cadeia obrigatória de TV

DE SÃO PAULO

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, voltou ontem à noite a Caracas, três semanas depois de se submeter em Havana a uma cirurgia para a retirada de um segundo tumor maligno.

De blazer azul e camisa vermelha, Chávez desceu do avião presidencial de mãos dadas com a mãe e uma das filhas -tudo transmitido em cadeia obrigatória de rádio e televisão.

"É uma nova etapa do eterno retorno. Esse novo retorno vem convertido em uma oração a Deus, a Cristo, a Jesus, meu comandante", discursou Chávez, que chorou. "Deixei prometido: viverei."

O presidente convocou a população para ir hoje ao meio dia ao palácio presidencial, o Miraflores.

Chávez repetiu que se recupera bem da segunda operação, também na "região pélvica", assim como a primeira. Suas palavras, porém, não têm sido suficientes para aplacar rumores na imprensa local e estrangeira de que seu estado de saúde é pior do que o divulgado até agora.

Ele não informa que órgão foi atingido pelo câncer que revelou ter em junho de 2011 e nega que tenha havido metástase.

O mandatário retorna a Caracas no momento em que seu adversário na eleição presidencial de outubro, Henrique Capriles, resolveu atacá-lo pela decisão de se tratar em Cuba, e não na Venezuela.

"Ele diz que precisa ser operado no exterior, porque não há condições de ser tratado no próprio país. O que isso significa para os cidadãos comuns que tiverem câncer?", disse Capriles à Reuters. "Se estivesse no lugar dele, ficaria na Venezuela. Não governaria a partir de outro país", afirmou.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.