Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições EUA

Romney tem ampla vitória em primárias de Porto Rico

Favorito à vaga de candidato republicano à Casa Branca leva 20 delegados

Ex-governador obtinha mais 80% dos votos, com 45% da apuração concluída, ante apenas 8% de rival Santorum

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Favorito para ser indicado como o candidato republicano à Presidência dos EUA, o conservador moderado Mitt Romney caminhava ontem para obter uma ampla vitória nas primárias do partido em Porto Rico, território associado dos EUA.

Com mais de 45% da apuração concluída, o ex-governador ganhava com 83% dos votos, contra apenas 8% de seu rival mais competitivo, o ex-senador Rick Santorum, num resultado considerado irreversível.

"Ann [sua mulher] e eu estamos profundamente agradecidos à boa gente de Porto Rico por seu apoio. Com uma população maior que a de 22 Estados, essa ilha contribui de muitas maneiras para a vitalidade de nosso país", discursou Romney.

O ex-governador, que defendeu adesão de Porto Rico aos EUA na campanha, deve levar os 20 "delegados" em jogo na disputa rumo à convenção partidária que escolherá quem enfrentará o presidente Barack Obama nas urnas. São necessários 1.144 representantes para se consagrar como candidato.

Com inglês e espanhol como línguas oficiais, Porto Rico é um território americano desde 1898. Tem governo próprio, mas depende dos EUA em matéria de defesa, política monetária e imigração.

A população pode eleger representantes ao Congresso, mas eles não têm direito a voto. A população também não pode votar nas eleições gerais americanas. Mas, se passar de território associado a um Estado americano, como está sendo discutido, a situação pode mudar.

A maioria da população latina nos EUA é de origem mexicana -Porto Rico vem em segundo lugar.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.