Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Rússia endurece discurso e afirma que Assad cometeu 'muitos erros'

Com tanques, forças sírias retomaram controle de bastião rebelde

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Rússia, que tem freado uma forte reação internacional ao regime sírio, endureceu o discurso sobre a atuação do governo Bashar Assad.

O chanceler russo, Sergei Lavrov, disse que a liderança síria "reagiu de forma errada à primeira ocorrência de protestos pacíficos".

"[O governo] está cometendo muitos erros. Isso, infelizmente, levou o conflito a atingir um nível tão grave", afirmou Lavrov à rádio russa Kommersant-FM.

Ele ainda falou sobre uma "futura transição", mas continuou rejeitando a ideia "irrealista" de renúncia do ditador, defendida por potências ocidentais e países árabes.

Enquanto isso, na Síria, forças do regime conseguiram expulsar, com tanques, os rebeldes de Deir Ezzor, que fica no deserto, próxima à fronteira com o Iraque, e era o último bastião forte da oposição. A cidade foi cercada e houve batalha dos soldados com membros do Exército Livre da Síria.

Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, em Londres, nos últimos três dias, os ataques do regime na cidade mataram mais de 25 opositores, que tinham poucas armas e munição. Em todo o país, o número de civis mortos ontem teria chegado a 37.

A organização Human Rights Watch, contudo, denunciou a prática de tortura cometida também por rebeldes. Segundo o grupo, há informações de sequestros e assassinatos "a sangue-frio".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.