Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bin Laden teve 4 filhos após ataques terroristas

Rotina dele foi traçada por uma de suas viúvas

DECLAN WALSH
DO "NEW YORK TIMES", EM ISLAMABAD

Osama bin Laden passou nove anos vivendo como foragido no Paquistão após os ataques do 11 de Setembro.

Durante esse período, viveu em cinco esconderijos diferentes e se tornou pai de quatro filhos, pelo menos dois dos quais nasceram em um hospital público. As informações foram dadas a investigadores paquistaneses por sua mulher mais jovem.

O depoimento de Amal Ahmad Abdul Fateh, a mulher de 30 anos de idade do terrorista, traça o relato mais detalhado obtido até agora de como foi a vida da família dele nos anos que antecederam o ataque de comandos americanos que matou o líder da Al Qaeda aos 54 anos, em maio de 2011.

O relatório levanta perguntas sobre como o homem mais procurado do mundo conseguiu deslocar a família entre cidades que se espalham por todo o território do Paquistão, aparentemente sem ser detectado ou incomodado pelos serviços de segurança.

As três viúvas de Bin Laden, que se encontram hoje em prisão domiciliar em Islamabad, despertam grande interesse porque têm as respostas a algumas das perguntas que frustraram a inteligência ocidental nos anos após 2001.

Bin Laden, de acordo com sua mulher, levou a família para o interior de áreas montanhosas rurais do noroeste do Paquistão. Em 2005, o terrorista e sua família se mudaram para Abbottabad.

Quando comandos Seal da Marinha americana invadiram a casa na cidade, mataram Bin Laden e acertaram um tiro na perna de Fateh, que estava no quarto com ele.

Tradução de CLARA ALLAIN

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.