Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Irmandade Muçulmana nomeia candidato à Presidência do Egito

Grupo islâmico havia prometido antes que não disputaria o poder

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O grupo islâmico Irmandade Mulçumana nomeou Khairat al Shater, seu "número dois", como candidato do Partido Liberdade e Justiça à Presidência do Egito.

O partido, porém, havia se comprometido a não aspirar à disputa pelo poder, após a queda do ditador Hosni Mubarak, em 11 de fevereiro de 2011. As eleições egípcias devem acontecer em 23 de maio.

Anteontem, o principal órgão do partido decidiu, em uma votação apertada -56 a favor e 52 contra-, apoiar Shater. O líder da Irmandade, Mohammed Badia, confirmou em entrevista coletiva a nomeação.

A Irmandade disse ainda que voltou atrás em sua decisão para assegurar o sucesso da revolução egípcia e a saída dos militares do poder.

Em janeiro deste ano, a legenda venceu as eleições parlamentares e atualmente ocupa 235 das 498 vagas da nova câmara baixa egípcia.

A decisão chega em meio à tensão entre o grupo e a junta militar que dirige o país desde o ano passado.

Shater, engenheiro de 62 anos, é um empresário bem-sucedido que esteve preso várias vezes pelo regime de Mubarak. Foi solto no início de 2011. Ele deve concorrer com ao menos outros três candidatos islamitas -um deles dissidente da Irmandade.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.