Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cresce risco para bancos da Itália e da Espanha

Instituições compram títulos de seus governos

DO “NEW YORK TIMES”, EM PARIS

Meses atrás, bancos de todo o mundo corriam para vender pilhas de títulos de governos europeus que se haviam tornado tóxicos com o agravamento da crise.

O medo diminuiu desde então, mas há novos sinais de alerta na Espanha e Itália, com indícios de que os bancos dos dois países estão se sobrecarregando de novo de títulos de seus governos.

Esses bancos vêm comprando quantias imensas em títulos de dívida nacional depois que o BCE (Banco Central Europeu) decidiu conceder bilhões de euros em crédito barato às instituições.

De novembro a fevereiro, quando o BCE emprestou 1 trilhão a 800 bancos europeus, os bancos espanhóis adquiriram 68 bilhões em títulos de dívida nacional, e os italianos, 54 bilhões.

Mas, embora as compras tenham ajudado Espanha e Itália a evitar pedidos de assistência em estilo grego, o efeito parece ter sido elevar o risco ao vincular a saúde dos bancos de um país à situação financeira do governo.

A Espanha corre mais risco de ser apanhada pela tempestade. Com desemprego próximo a 23%, o governo do premiê Mariano Rajoy adotou fortes cortes no Orçamento; o país enfrenta a segunda recessão séria em três anos.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.