Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Após seis dias sob a terra, mineiros são resgatados no Peru

Com idades de 21 a 59 anos, os 9 homens estavam soterrados numa mina ilegal abandonada desde a quinta-feira passada

Peruanos dizem que contavam piadas e corriam; desidratados, eles ficarão no hospital nos próximos dias

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Nove mineiros presos numa mina ilegal abandonada no sul do Peru foram resgatados ontem e trazidos à superfície depois de quase uma semana soterrados.

O incidente fez lembrar o drama dos 33 mineiros que passaram 69 dias presos numa mina em Copiapó, no Chile, em 2010.

Os peruanos, com idades entre 21 e 59 anos, estavam a cerca de 200 metros da superfície desde que a mina de cobre e ouro desmoronou, na última quinta-feira.

Eles vinham recebendo oxigênio e líquidos por meio de uma mangueira gigante que havia sido posta no local antes do acidente. A mangueira também vinha sendo usada como meio de comunicação entre os mineiros e as equipes de resgate.

"Todos estão sãos, mas obviamente estão desidratados e atordoados", afirmou o presidente peruano, Ollanta Humala. "Eles ainda precisam se acostumar novamente ao sol e por isso estão usando óculos escuros."

Segundo a imprensa peruana, os nove devem ficar hospitalizados por quatro dias.

"Derramei lágrimas, lágrimas de alegria", declarou o mineiro Jesús Japatinta ao ser salvo.

"Contávamos piadas uns para os outros para manter as esperanças e corríamos de um lado para o outro para manter o calor", contou o mineiro Edwin Bellido sobre a rotina sob a terra.

"No segundo dia, achamos que não sairíamos, que morreríamos ali dentro", falou por sua vez Santiago Tapia, 21, um dos mineiros mais novos e pai de uma criança de dois anos.

Humala, que acompanhou a operação de resgate, alertou os mineiros a ficarem longe de minas abandonadas como a de Cabeza de Negro, que fica na região de Ica, a 240 km da capital peruana, Lima, e estava oficialmente sem uso desde a década de 80.

O presidente defendeu ainda medidas para regularizar o trabalho de "milhares de peruanos que vivem da mineração ilegal sob condições humanitárias inferiores".

Alonso Navarro Cabanillas, governador de Ica, disse que apenas na região trabalham cerca de 30 mil mineiros informais.

A mineração é a principal atividade econômica no Peru, responsável por 61% das suas exportações. O setor de mineração informal gera cerca de US$ 1 bilhão por ano no país, segundo estimativas privadas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.