Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Escândalo com vice provoca a primeira baixa na Argentina

Cristina indica substituto para o cargo de procurador-geral, cujo titular renunciou

DE BUENOS AIRES

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, apresentou o nome de um aliado de seu vice, Amado Boudou, para substituir Esteban Righi, ex-procurador-geral, que renunciou anteontem.

Righi havia sido citado no discurso em que Boudou se defendeu de acusações de corrupção. Ele acusou Righi, antigo aliado do peronismo, de tráfico de influência.

O escolhido de Cristina é Daniel Reposo, titular do órgão de auditoria vinculado à Presidência. A aprovação final depende do Senado.

Righi é a primeira baixa em decorrência do escândalo Boudou, denunciado há dois meses pelo programa de rádio do jornalista Jorge Lanata, na Rádio Mitre (que pertence ao grupo Clarín).

O vice estaria envolvido na recuperação de uma gráfica falida, a cargo de um amigo seu, Alejandro Vanderbroele. Depois da intervenção de Boudou, a Calcone passou a imprimir folhetos da campanha presidencial de Cristina e notas de 100 pesos.

A denúncia foi feita pela ex-mulher de Vanderbroele. Logo, surgiram também acusações de que o vice estaria favorecendo um grupo de empresas de amigos.

Na última semana, o juiz Daniel Rafecas ordenou uma busca no apartamento do vice e encontrou notas que provam a relação dele com Vanderbroele.

Boudou foi, então, ao Senado, do qual é líder, e fez uma declaração em que acusava jornais, empresários e a Justiça de armarem um cerco contra ele.

A deputada oposicionista Elisa Carrió rompeu o silêncio que mantinha desde que foi derrotada nas últimas eleições presidenciais para fazer duras críticas a Boudou e Cristina Kirchner.

Carrió chamou o vice de "mafioso", "alpinista social" e "grande corrupto" e acusou Cristina de "liderar uma corporação de esquerda que mora em Puerto Madero [bairro nobre de Buenos Aires] e que tem milhões e milhões de dólares". (SYLVIA COLOMBO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.