Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Agentes de Obama são expulsos de sua comitiva por 'má conduta'

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Agentes do Serviço Secreto dos EUA enviados a Cartagena (Colômbia) para ajudar na segurança do presidente Barack Obama na Cúpula das Américas foram mandados de volta para casa -acusados de "má conduta"- e substituídos por outra equipe.

Embora o governo dos EUA não confirme, o afastamento dos agentes deveu-se ao envolvimento com prostitutas na cidade colombiana, declarou Jon Adler, presidente da associação americana dos agentes federais, ao jornal "The Washington Post".

A história foi confirmada à agência Reuters por um policial de Cartagena, segundo o qual um dos agentes americanos tentou levar uma prostituta ao seu quarto de hotel.

Solicitar prostituição é considerado conduta inapropriada pelo Serviço Secreto -além disso, vários dos agentes envolvidos são casados.

O órgão, que investiga internamente o caso, informou que foram expulsos da comitiva 11 agentes especiais e da divisão uniformizada, nenhum deles diretamente incumbido de proteger Obama.

Ontem à noite, o Exército americano informou que cinco militares que estavam no mesmo hotel dos agentes também serão investigados.

É o terceiro incidente com responsáveis pela segurança presidencial em um ano. Em novembro, antes de visita de Obama ao Havaí, um agente foi preso acusado de matar um homem após discussão; em agosto, outro agente foi detido em Iowa, sob a acusação de dirigir alcoolizado.

Por meio de um porta-voz, Obama afirmou ter "total confiança" no Serviço Secreto.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.