Índice geral Mundo
Mundo
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Taleban lança "ofensiva da primavera" no Afeganistão

Extremistas islâmicos atacam alvos na capital, Cabul, e em outras 3 províncias

Embaixadas, bases da Otan e Parlamento são alvejados; aliança militar ocidental chama ações de "ineficazes"

Massoud Hossaini/France Presse
Militar aponta arma para prédio onde estão insurgentes, em Cabul
Militar aponta arma para prédio onde estão insurgentes, em Cabul

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Militantes do Taleban lançaram ontem uma "ofensiva da primavera" em Cabul, alvejando embaixadas, o Parlamento e o quartel-general da Otan (a aliança militar ocidental), além de edifícios governamentais. Houve ainda ataques nas províncias de Logar, Paktia e Nangarhar.

Ao menos dois policiais e 17 insurgentes morreram nos ataques, qualificados pelo comando da Otan no Afeganistão de "ineficazes" e pelo Departamento de Estado de "covardes". Ficaram feridos 14 policiais e nove civis.

A série de ataques -entre os piores na capital desde que o Taleban foi derrubado do poder, em 2001- demonstra a capacidade dos militantes de alvejar a fortificada zona diplomática, no coração do poder afegão, mesmo após dez anos de guerra.

A ofensiva ocorre ainda em meio às negociações sobre a retirada das forças ocidentais do Afeganistão em 2014 e à transferência das tarefas de segurança para os afegãos.

É também uma saia justa para o presidente dos EUA, Barack Obama, que quer apresentar, no pleito presidencial de novembro, a guerra no país como um sucesso.

"Esses ataques são o começo da ofensiva de primavera, que planejamos por meses", afirmou o porta-voz do Taleban, Zabihullah Mujahid.

Mujahid disse que as ações eram represália a incidentes envolvendo tropas americanas, como a queima de exemplares do Corão em uma base e o massacre de 17 civis por um soldado americano.

"É também uma mensagem a esses comandantes estrangeiros que dizem que perdemos força. Acabamos de mostrar que podemos fazer um ataque quando quisermos", disse nota do Taleban.

Os ataques múltiplos, aparentemente coordenados, envolveram homens-bomba e militantes com armas como fuzis e granadas-foguete. Mais de oito horas após o primeiro ataque, por volta das 13h15 locais, ainda havia combates na capital.

Foram atacadas as embaixadas da Alemanha, do Reino Unido e da Rússia, o Ministério do Comércio, a residência do embaixador britânico, os arredores da embaixada americana, um hotel e diversas instalações da Otan.

"Quase levei um tiro nas costas, não de um terrorista, mas da polícia, que não tinha ideia de em quem estavam atirando", disse a parlamentar afegã Wazhman Frogh. "Isso mostra quão ridícula é a política de transição."

Anteontem à noite (início da manhã de hoje no Afeganistão), relatos davam conta de novas explosões e tiros em Cabul, perto do Parlamento.

PAQUISTÃO

No vizinho Paquistão, cerca de cem militantes do Taleban paquistanês invadiram uma prisão em Bannu (noroeste) na manhã de ontem e soltaram quase 400 detentos.

Entre os libertados estavam um preso no corredor da morte por tentativa de assassinato do ex-ditador Pervez Musharraf e outros 20 considerados pelo governo "perigosos insurgentes".

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.