Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fotos mostram soldados dos EUA com cadáveres afegãos

Imagens, segundo o jornal 'Los Angeles Times", foram feitas há dois anos

Conduta é inaceitável, diz secretário de Defesa americano; incidente, mais um envolvendo os EUA, aumenta tensões

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Fotos de soldados americanos posando com partes dos cadáveres de insurgentes mortos no Afeganistão causaram reação imediata do governo dos EUA e aumentaram ainda mais a tensão no país.

Segundo o "Los Angeles Times", que publicou as fotos, numa delas uma soldado aparece com a mão de um insurgente morto sobre seu ombro; em outra, soldados posam com as pernas desmembradas de outro guerrilheiro.

As imagens, disse o jornal, foram feitas em 2010 em Zabul (província pobre no sul afegão, onde é forte a presença dos extremistas do Taleban) e repassadas por militar de identidade não revelada.

As tropas dos EUA haviam ido à província para analisar os restos mortais de um suposto homem-bomba e de outros insurgentes que morreram ao manipular explosivos.

Leon Panetta, secretário de Defesa, classificou a conduta dos soldados de "inaceitável", disse que ela não representa a maioria dos homens e mulheres no Exército e prometeu investigar o episódio.

O incidente soma-se a uma já longa lista de problemas sérios envolvendo soldados americanos no Afeganistão.

Em janeiro, foi divulgado um vídeo que mostrava quatro marines urinando sobre os corpos de talebans mortos; em fevereiro, a queima de exemplares do Corão em uma base aérea disparou uma série de revoltas; e, no mês passado, um militar matou 17 civis em dois vilarejos afegãos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.