Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Helicóptero Black Hawk da Otan cai no Afeganistão

Autoridades ainda não descartam ação inimiga

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um helicóptero da Otan (aliança militar ocidental) caiu ontem no sudoeste afegão com quatro pessoas a bordo, de acordo com funcionários da Defesa americana.

Conforme as primeiras informações eram divulgadas, não estava claro se os passageiros da aeronave, do tipo Black Hawk, sobreviveram.

Autoridades afirmam que ações inimigas não podem ser descartadas. Mas os indícios iniciais apontavam, ontem, que o desastre fora causado pelo clima ruim.

Os quatro passageiros do Black Hawk eram, supostamente, todos americanos.

Quedas de helicópteros são relativamente frequentes no Afeganistão. O incomum é que sejam fruto de fogo inimigo, apontava ontem a rede britânica BBC.

Anteontem, o jornal "Los Angeles Times" divulgou fotos de soldados americanos divertindo-se com partes do corpo esfacelado de um homem-bomba afegão.

As imagens do episódio ocorrido em 2010 foram repassadas ao diário por um combatente que disse ter tido a intenção de expor o "colapso de disciplina" em curso entre as tropas no país. É o terceiro episódio recente de má conduta de militares americanos no Afeganistão.

Cerca de 3.000 soldados estrangeiros morreram no Afeganistão desde o início da guerra contra o Taleban, em 2001. A Otan tem planos de retirar as tropas do país até o final de 2014.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.