Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Murdoch põe culpa em empregados por grampos

Magnata diz que não sabia de prática ilegal

DE LONDRES

No segundo dia de depoimento no inquérito Leveson, que investiga o comportamento da mídia britânica, o magnata Rupert Murdoch disse que seu tabloide "News of the World" era "uma aberração" e acusou a equipe de esconder o escândalo das escutas telefônicas ilegais da direção do jornal.

"Eu lamento não tê-lo fechado há muitos anos", afirmou Murdoch. O tabloide dominical de 168 anos, contudo, só encerrou as atividades em 2011 após intensa pressão da opinião pública com a revelação de que grampos eram prática rotineira da redação.

Murdoch disse não ter prestado atenção suficiente ao "News of the World", mas negou que tenha permitido o florescimento de uma cultura da ilegalidade no tabloide e disse que foi vítima de uma ocultação na empresa: "Alguém decidiu ocultar as informações da direção; nós fomos vítimas disso e eu lamento", afirmou.

Com o escândalo, Murdoch desistiu da compra da totalidade das ações da operadora de TV a cabo BSkyB, na qual seu grupo já tem participação de 39%.

Essa operação também está sendo investigada pelas autoridades britânicas, já que documentos comprovam que as empresas de Murdoch tiveram acesso a informações privilegiadas. O magnata afirmou que não participou dessa oferta de compra, que era liderada pelo seu filho, James Murdoch.

(RR)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.