Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Murdoch é "inapto" para liderar empresa, diz relatório

Documento de parlamentares britânicos aponta "cegueira seletiva" de magnata

Texto tem por base investigação de escutas telefônicas ilegais no extinto tabloide 'News of the World'

RODRIGO RUSSO
DE LONDRES

Em mais um revés para os negócios e sua reputação, o magnata Rupert Murdoch, 81, foi considerado "inapto a comandar uma grande empresa multinacional" por um relatório do Parlamento britânico divulgado ontem.

O documento também afirma que Murdoch mostrou "cegueira seletiva" sobre o que acontecia nas empresas do grupo News Corporation, um dos maiores conglomerados de mídia do mundo.

A investigação do Parlamento começou em julho de 2011, após ficar comprovado que o tabloide dominical "News of the World" grampeava celulares de celebridades e vítimas de crimes para obter informações. Com as acusações, o jornal foi fechado.

Tanto Rupert Murdoch quanto seu filho, James, depuseram perante os parlamentares. No relatório, são duramente criticados.

O documento diz que não é crível que Rupert Murdoch não soubesse do que acontecia na redação de um de seus jornais. Também afirma que James Murdoch, que deixou a direção do braço britânico do grupo neste ano por conta dos escândalos, demonstrou "ignorância proposital" sobre o que acontecia nos jornais sob seu comando, o que "levanta claras questões sobre sua competência".

A empresa disse que o relatório continha "duras verdades" e admitiu que teve reação "muito lenta e defensiva" ao escândalo.

O relatório do Parlamento não tem valor jurídico e não implica sanções.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.