Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Europeus saem às ruas no 1º de Maio

ENVIADO ESPECIAL A PARIS
DE NOVA YORK

O Dia do Trabalho na Grécia reuniu muita gente, mas não teve a elevada temperatura registrada em manifestações anteriores.

Houve incidentes isolados, na forma de bombas caseiras jogadas contra os tradicionais quiosques, na praça Syntagma, em frente ao Parlamento, e também em frente à Universidade de Atenas.

Os próprios sindicatos que convocaram a manifestação trataram de evitar transtornos maiores.

Apesar de ser o país em melhor situação econômica em meio à crise europeia, a Alemanha viveu ontem embates violentos entre manifestantes e a polícia. Em Berlim, por exemplo, uma agência bancária e um posto de gasolina foram apedrejados.

Na Espanha, em recessão e com 24,44% da população economicamente ativa desempregada, houve protestos espalhados. Em Madri, cerca de 100 mil pessoas protestaram contra os cortes de benefícios e a reforma trabalhista. A mobilização se repetiu em outras 80 cidades, sem incidentes.

Na França, os eventos reuniram 316 mil pessoas.

Nos EUA, o movimento "Ocupe Wall Street" convocou simpatizantes para protestos em Nova York e em outras cidades.

O "Ocupe" diz que houve 30 detenções em Nova York, mas a polícia não confirma.

(CLÓVIS ROSSI E VERENA FORNETTI)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.