Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Italianos podem sugerir cortes de gastos pela internet

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Na tentativa de sanear as contas italianas, o primeiro-ministro Mario Monti decidiu pedir que os cidadãos apontem, em um site na internet, onde há desperdícios e onde é possível fazer cortes.

A ideia é que a iniciativa ajude Enrico Bondi, recém nomeado comissário extraordinário para a redução do gasto público, a cumprir a meta de economizar € 4,2 bilhões (R$ 10,5 bilhões) e assim evitar uma alta nos impostos prevista para outubro.

Conhecido na Itália como "salvador de causas perdidas", Bondi tem 15 dias para apresentar um primeiro informe com os possíveis cortes.

"Na atual situação econômica, o governo viu necessária uma intervenção voltada para a redução da despesa pública", diz texto na seção "Spending Review" (revisão de gastos), no site www.governo.it.

Mas nem todos receberam bem a ideia. A líder sindicalista Susanna Camusso chamou de um "absurdo" que "um governo de técnicos, que nomeia técnicos, depois peça à população que faça o trabalho que eles mesmos deveriam fazer".

"Têm de fazer cortes e não sabem nem por onde começar. Por isso pedem às donas de casa", disse o comediante Beppe Grillo.

Segundo a imprensa italiana, porém, a iniciativa teve boa adesão entre a população em geral.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.