Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Nove são enforcados em cidade do norte do México

Mortes em Nuevo Laredo parecem ligadas a disputa entre gangues do narcotráfico

Raul Llamas/France Presse
Corpos encontrados enforcados em ponte de Nuevo Laredo, na fronteira do México com os EUA
Corpos encontrados enforcados em ponte de Nuevo Laredo, na fronteira do México com os EUA

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Nove corpos foram encontrados enforcados na manhã de ontem em uma ponte na cidade de Nuevo Laredo, na fronteira do México com os Estados Unidos, no que parece ser uma disputa entre gangues do narcotráfico.

Uma mensagem deixada com os corpos diz que as vítimas (cinco homens e quatro mulheres) pertenciam ao cartel do golfo e tinham sido assassinados por membros dos Zetas, grupo rival.

A nota diz que os assassinados foram responsáveis pela explosão de um carro-bomba em frente a um prédio da polícia no mês passado.

Horas depois, no que aparentemente foi uma medida de retaliação, a polícia local encontrou em um veículo os corpos decapitados de 14 pessoas -as cabeças foram deixadas em caixas com gelo do em frente à prefeitura da cidade mexicana de quase 400 mil habitantes.

Com o recrudescimento do combate pelo Estado do narcotráfico, a partir do começo do governo de Felipe Calderón, em 2006, as gangues também aumentaram as retaliações, muitas vezes com crimes bárbaros, como assassinatos coletivos.

Mais de 40 mil pessoas morreram desde 2006 em crimes ligados às drogas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.