Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Aos 37, líder da esquerda radical conquista jovens e atrai críticas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Além de ser um dos protagonistas no debate político grego atual, o engenheiro civil de 37 anos Alexis Tsipras é o mais jovem líder de partido da Grécia.

Ele começou a chamar a atenção pública em 2006, quando o então líder da sigla Syriza, Alekos Alavamos, indicou-o para concorrer à prefeitura de Atenas.

Tsipras foi apresentado como um jovem ativista comunista, que, na adolescência, participara de protestos contra as reformas educacionais do governo. Ficou em terceiro lugar nessas eleições, com 10,5% dos votos.

Dois anos depois, em 2008, o comando do partido foi entregue a Tsipras.

Quando entrou para o Parlamento grego, em 2009, ele se tornou um dos mais enfáticos críticos às medidas de austeridade propostas pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional.

A personalidade forte de Tsipras é avaliada por seus opositores como arrogância. Muitos dizem que ele incita protestos violentos. Em março, Tsipras processou o jornal alemão "Bild" por tê-lo classificado como "meio criminoso" e "apoiador explícito de anarquistas violentos".

No entanto, sua figura despojada, de aversão à política tradicional e ao uso de gravatas, assim como seus passeios de motocicleta, parece atrair os votos dos jovens.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.