Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ex-editora de Murdoch admite diálogos com David Cameron

Ela disse ter falado com premiê sobre transação comercial de TV

Stefan Wermuth/Reuters
Rebekah Brooks, ex-editora do "News of the World", deixa corte onde depôs sobre mídia
Rebekah Brooks, ex-editora do "News of the World", deixa corte onde depôs sobre mídia

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Rebekah Brooks, ex-braço direito do magnata da mídia Rupert Murdoch, disse ontem ter discutido com o premiê britânico, David Cameron, a intenção de seu chefe de adquirir a totalidade da maior operadora de TV a cabo do Reino Unido, a BSkyB.

Brooks afirmou ainda em depoimento em Londres ter tratado do mesmo tema com o ministro da Fazenda, George Osborne. Amiga há anos de Cameron, ela afirmou, porém, que todas as conversas com integrantes do governo foram "apropriadas".

A jornalista foi ouvida no chamado inquérito Leveson sobre ética na mídia, criado em 2011 na esteira do escândalo de escutas ilegais e suborno envolvendo os jornais de Murdoch.

Brooks foi um dos pivôs do caso, já que era editora-chefe do tabloide "News of the World" na época das escutas a celebridades e parentes de vítimas de crimes. Em 2011, o escândalo provocou o fechamento do "NoW", 168 anos depois de sua fundação.

Brooks não foi questionada sobre os grampos ilegais porque ela já responde a três diferentes inquéritos policiais sobre o tema.

Um dos desdobramentos do escândalo foram as denúncias de que o grupo de Murdoch teria recebido informações privilegiadas para comprar a operadora BSkyB, da qual já possuía 39%.

A controvérsia levou o grupo a desistir da oferta e derrubou o filho do magnata, James Murdoch, da presidência da empresa.

Brooks afirmou que conversava seguidamente com Cameron antes da eleição que o faria premiê, em 2010.

Bem-humorada, contou que ele lhe enviou torpedos assinados com "LoL - DC", ou "lots of love" (muito amor), seguido de suas iniciais.

Ela disse ter lhe explicado que a sigla LoL, na verdade, significa "laugh out loud" ou gargalhada.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.