Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Corpo de chefão da Máfia é 'despejado' de basílica em Roma

Túmulo de criminoso foi aberto em busca de adolescente italiana sumida há 30 anos

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O corpo do chefão mafioso Enrico de Pedis, enterrado na basílica de Sant'Appolinare, em Roma, local reservado a papas e cardeais, será trasladado a um cemitério comum, disse sua família ontem.

O anúncio foi comemorado pelo Vaticano, que se viu numa situação embaraçosa desde que se descobriu que o criminoso, morto em 90, estava numa cripta da basílica.

Quem o transferiu e por que são questões não respondidas. O caso só veio à tona no bojo das investigações sobre a garota Emanuela Orlandi, desaparecida em 1983, quando ela tinha 15 anos.

Um das teorias sobre o paradeiro de Orlandi é a de que seu corpo estaria no túmulo de De Pedis, aberto ontem por ordem da Promotoria italiana que investiga o tema.

O cardeal de Roma, Agostino Vallini, recebeu "com gosto" a decisão de retirar os restos do mafioso do local, informou a Rádio Vaticano. A medida servirá "para ajudar a superar todos os problemas e suspeitas", disse.

A suspeita levantada pelos jornais italianos é a de que a viúva de De Pedis teria pago o equivalente a R$ 1 milhão para enterrá-lo lá.

EXUMAÇÃO

Ontem, equipes forenses abriram o túmulo de De Pedis, que estava dentro de um sarcófago de três camadas. A polícia tirou suas impressões digitais e confirmou a identidade do mafioso.

Mas, em um canto da cripta antiga -um local usado para sepultar corpos desde antes dos tempos napoleônicos-, havia dezenas de caixas contendo ossos humanos não identificados.

Os restos serão analisados por peritos forenses para dizer se são ou não de Orlandi.

A garota, filha de um funcionário do banco do Vaticano, desapareceu a caminho de uma aula de música. Seu corpo nunca foi encontrado, e investigadores procuram há quase 30 anos descobrir o paradeiro dela.

Uma das teorias para explicar o desaparecimento da garota, que era cidadã do Vaticano, é o de retaliação da Máfia após ter emprestado dinheiro à igreja.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.