Índice geral Mundo
Mundo
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Grécia fará nova eleição, que pode levá-la a deixar o euro

Hollande e Merkel prometem ações conjuntas; PIB europeu fica estagnado

DE SÃO PAULO

Após nove dias de impasse, a Grécia fará novas eleições em junho para tentar formar um governo, com favoritismo para partidos contrários ao pacote de cortes negociado com a União Europeia. A perspectiva reacendeu especulação sobre o abandono grego da zona do euro. A diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, falou em "saída ordenada" do país.

Líderes europeus ainda tentam evitar esse cenário e o risco de contágio de outras economias. Depois de tomar posse como presidente da França, François Hollande voou para Berlim, onde ele e a chanceler Angela Merkel prometeram medidas conjuntas pró-crescimento em breve.

Novos dados do PIB divulgados mostraram a urgência dessas medidas. No primeiro trimestre de 2012, a economia europeia ficou estagnada -e, se não fosse a Alemanha, teria entrado em recessão.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.