Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pesquisa aponta otimismo com economia em favor de Obama

LUCIANA COELHO
DE WASHINGTON

Dez dias após iniciar oficialmente sua campanha, o presidente Barack Obama recebeu duas boas notícias sob forma de pesquisa: a maioria dos americanos acha que a economia vai melhorar e a maioria afirma que ele será reeleito em novembro.

O levantamento, feito pelo Gallup com o jornal "USA Today", ouviu 1.012 americanos adultos entre a última quinta e o sábado para concluir que 58% deles apostam em uma melhora de sua situação econômica no próximo ano.

A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

As respostas refletem uma percepção atual negativa da economia -71% avaliam as condições como "ruins"- contraposta à leva recente de notícias positivas, como a queda do desemprego.

Historicamente, a sensação de melhora entre a população é um fator determinante para a reeleição de um presidente nos EUA, segundo analistas.

"A economia é um bom indicativo da possibilidade de reeleição", afirmou Frank Newport, editor-chefe do Gallup, em videocomentário. "Se essa tendência se mantiver, beneficiará Obama."

O levantamento indica ainda que 56% dos entrevistados, independentemente da preferência partidária, dizem acreditar que o presidente democrata vai se reeleger, contra apenas 36% que afirmam esperar uma vitória do republicano Mitt Romney.

A margem é maior do que a de Obama sobre o senador John McCain, então candidato republicano, em junho de 2008, de 52% a 41%.

DEMOCRATAS

Quando a pergunta é dividida entre eleitores dos dois partidos, a pesquisa mostra os democratas mais confiantes: 81% deles esperam a vitória de Obama, enquanto 68% dos republicanos contam com a de Romney.

O instituto ressalta que a diferença de expectativas reflete sobretudo a crença de que a campanha é mais fácil para quem está no cargo.

No levantamento mais recente do Gallup, feito entre os últimos dias 8 e 14, os dois candidatos estão virtualmente empatados: 46% preferem Obama e 45%, Romney.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.