Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Hollande divide ministérios entre homens e mulheres na França

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente francês, François Hollande, apresentou ontem o seu gabinete, dividido igualmente entre homens e mulheres e apostando em alguns nomes experientes do Partido Socialistas para postos-chave.

Uma das promessas de campanha de Hollande era de que seus 34 ministérios seriam ocupados de maneira igual por homens e mulheres -a primeira vez que isso ocorre na França.

No entanto, coube a homens a maioria dos cargos considerados mais importantes nomeados ontem.

Pierre Moscovici, ex-ministro de Relações Europeias e da parte mais "favorável ao mercado" entre os socialistas, foi escolhido como ministro das Finanças.

Para as Relações Exteriores, o nome chamado por Hollande foi o de Laurent Fabius, que foi primeiro-ministro de 1984 a 1986. Já o Ministério do Trabalho será ocupado por Michel Sapin, ex-ministro das Finanças no início dos anos 1990.

Anteontem, o presidente francês já havia indicado Jean-Marc Ayrault como primeiro-ministro. Trata-se do líder socialista na Assembleia Nacional e prefeito de Nantes por 23 anos.

Uma das ausências do ministério de Hollande é o de Martine Aubry, primeira-secretária do Partido Socialista e que foi um dos nomes especulados para ser primeiro-ministro. Ela pediu para não integrar o governo após a escolha de Ayrault.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.