Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ilustrada em cima da hora

Robin Gibb, dos Bee Gees, morre aos 62 anos

Com câncer no cólon e no fígado, o vocalista passou quase dois anos em tratamento

THALES DE MENEZES
DE SÃO PAULO

Robin Gibb, um dos Bee Gees, morreu ontem, aos 62 anos, após longo tratamento contra o câncer no cólon e no fígado. Estava internado desde o mês passado em Londres, na Inglaterra.

Com os irmãos Barry, 65, e Maurice (1949-2003), formou um trio que vendeu 250 milhões de discos desde os anos 1960. Em desempenho nas paradas, o grupo só ficou atrás de Beatles, Elvis Presley e Michael Jackson.

Robin era o único dos irmãos que não tocava instrumentos, mas sua voz de vibrato e o falsete de Barry marcaram a história do pop com harmonias vocais únicas.

A banda teve três fases distintas. De 1967 a 1975, produziu pérolas de pop radiofônico, com músicas românticas que grudavam no ouvido, como "Words", "Massachusetts" e "I Started a Joke".

Em 1976, perceberam a força emergente das discotecas e se dedicaram a gravar faixas dançantes. "You Should Be Dancing" foi o primeiro hit dessa segunda fase.

O auge viria em 1977, com a trilha sonora do filme "Os Embalos de Sábado à Noite", estrelado por John Travolta.

O álbum duplo, que começa com quatro faixas gravadas pelos Bee Gees ("Stayin' Alive", "How Deep Is Your Love?", "Saturday Night Fever" e "More than a Woman"), é o quinto disco mais vendido no mundo em todos os tempos, com 37 milhões de cópias.

Com o fim da era disco, o grupo não soube se reinventar. Nos anos 80, entrou em fase decadente. Passou a ganhar dinheiro com turnês saudosistas e vendas de coletâneas de seus sucessos.

Os irmãos se apresentaram como trio até 2003, quando Maurice morreu de ataque cardíaco.

Ele e Robin eram gêmeos, nascidos na Inglaterra, em 22 de dezembro de 1949. Logo depois, foram morar na Austrália, onde passaram a cantar com o irmão mais velho, Barry, até o retorno à Inglaterra, em 1967.

Nos últimos anos, Robin cumpriu carreira solo com discos e turnês. A saúde debilitada o fez cancelar shows, inclusive cinco agendados para o Brasil no ano passado.

O cantor havia descoberto o câncer há dois anos. No mês passado, passou vários dias em coma depois de contrair uma pneumonia. Nos últimos dias, após uma traqueostomia, já não conseguia falar.

Robin era casado com a escritora Dwina Murphy, com quem teve um filho, Robin John, 29. Deixa também dois filhos do primeiro casamento, Spencer, 40, e Melissa, 38, e uma filha de um caso extraconjugal, Snow Evelyn, 4.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.